Portos das Região Testados em Caso de Ameaça Externa
Os principais Portos da Região foram testados no que respeita à sua capacidade de resposta a ameaças externas de acordo com a certificação das suas Instalações Portuárias (IPs) no âmbito do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (International Ship and Port Facility Security Code-ISPS Code) que é uma das mais recentes emendas da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Safety of Life at Sea – SOLAS).
Em resposta aos atentados de 11 de setembro de 2001 às Torres Gémeas e às ameaças daí resultantes, a Autoridade Marítima Internacional (IMO-International Maritime Organization) decidiu implementar medidas de segurança e salvaguarda reforçadas dando origem ao chamado código ISPS tendo os seus requisitos entrado em vigor em julho de 2004.
Na Região foram avaliados os Portos de Praia da Vitória, Velas, São Roque do Pico, Horta e Ponta Delgada, estes dois últimos com duas Instalações Portuárias, nomeadamente os seus terminais multiusos e terminais de passageiros.
A ação que foi desenvolvida nos últimos dias nesses Portos da Região foi coordenada pela Portos dos Açores com recurso a um auditor externo e pretendeu avaliar e auditar a capacidade de resposta das diferentes Instalações Portuárias (IPs) em casos de ameaças externas e ataques diversos, bem como exercitar os meios técnicos e humanos disponíveis em alguns cenários hipotéticos.
No passado dia dois e três de março foram já avaliadas e auditadas as capacidades do Porto da Praia da Vitória e ministrada formação complementar aos gestores e oficiais de proteção da respetiva Instalação Portuária.
Nos dias cinco e seis de Março foi a vez das duas Instalações Portuárias do Porto da Horta serem avaliadas e auditadas e decorreu ainda, na tarde do dia 6 de março, na cidade da Horta, uma ação de formação e reciclagem para Oficiais de Proteção de Instalações Portuárias (OPIPs).
No dia nove de Março foi a vez dos Portos das Velas e São Roque do Pico serem auditados e avaliados e nos dias dez e onze a ação terminou em Ponta Delgada com a avaliação e auditorias às duas Instalações Portuárias e como um exercício final no Porto dessa cidade.
NB
Portos dos Açores SA